AmapáHistória e Geografia

Questões de História e Geografia do Amapá

11

Questões de História e Geografia do Amapá

1 / 27

01 (2022 - FGV - SEAD-AP)
Sobre as características da infraestrutura viária do estado do Amapá, analise as afirmativas a seguir.

I. O Amapá está isolado em relação às demais unidades da federação, já que não possui ligação rodoviária com os principais centros produtores e consumidores do país.
II. A organização do espaço mostra duas lógicas: a tradicional, que tem os rios como elemento simbólico, e a moderna, sintetizada nas obras de infraestrutura viária.
III. A permanência da navegação na circulação de pessoas e mercadorias entre o Amapá e outros estados é elemento representativo da característica insular do território amapaense.

Está correto o que se afirma em

2 / 27

02 (2022 - FGV - SEAD-AP)
Analise o climograma de Macapá apresentado a seguir:

Sobre as características climáticas de Macapá, assinale a afirmativa correta.

3 / 27

03 (2022 - FGV - SEAD-AP)
O mapa a seguir apresenta as unidades de relevo do estado do Amapá.

Assinale a opção que indica corretamente as unidades ordenadas da de menor para a da maior altitude.

4 / 27

04 (2022 - FGV - SEAD-AP)
A respeito das principais manifestações culturais do Amapá, leia os trechos a seguir.

I. Forma de expressão elaborada pelas comunidades negras, manifestada especialmente por meio da dança e das cantigas denominadas ladrão, uma espécie de poesia oral musicada a partir dos toques das caixas, que são os instrumentos de percussão produzidos pelos próprios tocadores.
II. Festividade que mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto para contar a aparição de um soldado anônimo que lutou bravamente ao lado do povo cristão contra os mouros e garantiu sua vitória.

Os trechos I e II descrevem, respectivamente,

5 / 27

05 (2022 - FGV - SEAD-AP)
Em 1943, o atual Amapá, que até então pertencia ao Estado do Pará, foi desmembrado e elevado à categoria de Território Federal.

A respeito das razões para a criação de um novo Território Federal naquele contexto, analise as a rmativas a seguir.

I. Do ponto de vista militar, durante a Segunda Guerra, o Amapá era considerado estratégico para a força aérea aliada (norte-americana), que poderia abastecer seus aviões rumo à África e à Europa.
II. Do ponto de vista político-administrativo, interessava ao Estado Novo garantir a ocupação da região e incentivar o seu desenvolvimento econômico, principalmente no setor do extrativismo mineral.
III. Do ponto de vista jurídico, o Território Federal do Amapá seguiu o modelo acreano, tendo sido negociado pelo Governo Federal por compra e convenção de limites com a França e a Guiana Francesa.

Está correto o que se afirma em

6 / 27

06 (2022 - FGV - SEAD-AP)
“Desde a Constituição de 1988, o estado brasileiro vem implementando uma política socioambiental, em parceria com os entes federativos. No Amapá, foram criadas áreas legalmente protegidas para fomentar a conservação da diversidade biológica e garantir o usufruto das riquezas naturais para as gerações futuras. É o caso da Área de Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha (Macapá), estabelecida com o objetivo de conciliar a permanência da população local, a proteção do ambiente e o desenvolvimento de atividades econômicas por meio do uso racional dos seus recursos naturais”.

Adaptado de https://advambiental.com.br

Com base no texto, assinale a opção que identifica corretamente o tipo de área legalmente protegida exemplificada pela APA da Fazendinha.

7 / 27

07 (2022 - FGV - SEAD-AP)
A competição pela exploração do ouro na região do Amapá, renovada na segunda metade do século XIX, acirrou a disputa territorial entre França e Brasil. De ambos os lados, houve iniciativas de organizar politicamente o novo cenário de afluxo populacional e corrida pelo ouro.

Uma dessas iniciativas, encabeçada por brasileiros, ficou conhecida como

8 / 27

08 (2022 - FGV - SEAD-AP)
As opções a seguir apresentam iniciativas colonizadoras voltadas para estabelecer o controle metropolitano sobre o território colonial, que hoje corresponde ao Amapá, nos séculos XVII e XVIII, à exceção de uma. Assinale-a.

9 / 27

09 (2022 - FGV - SEAD-AP)
A Fortaleza de São José de Macapá foi tombada pelo Iphan, em 1950, em reconhecimento de sua relevância histórica e arquitetônica, sendo uma das principais edificações militares existentes no Brasil e um dos mais importantes monumentos do século XVIII.

A respeito desse patrimônio do Amapá, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) É uma fortaleza complexa do ponto de vista da engenharia militar, com baluartes nos ângulos, fosso, redente, revelim e caminho coberto.
( ) É uma fortificação que serviu como posto avançado para controlar a circulação de embarcações holandesas ou espanholas junto aos rios Negro, Solimões e Amazonas.
( ) É uma grande fortificação que, a par do Real Forte do Príncipe da Beira (RO), simbolizava posse política do território, no contexto da política pombalina.

As afirmativas são, respectivamente,

10 / 27

10 (2022 - FGV - SEAD-AP)
Em fins da década de 1980, o Amapá foi elevado à condição de estado membro da federação pela Constituição Federal (1988), o que gerou importantes transformações nos âmbitos político administrativo e econômico.

As afirmativas a seguir indicam corretamente os impactos da estadualização do Amapá, à exceção de uma. Assinale-a.

11 / 27

11 (2022 - FGV - SEAD-AP)
Na segunda metade do século XX, o governo federal promoveu uma política de reordenamento econômico e territorial do Amapá mediante investimentos em infraestrutura.

Assinale a afirmativa que exemplifica corretamente obras estratégicas de infraestrutura que impactaram na reordenação socioespacial do Amapá.

12 / 27

12 (2022 - FGV - SEAD-AP)
A região fronteiriça entre a Guiana Francesa e o Amapá tem um histórico marcado por disputas territoriais, que foram enfrentadas em tratados como o Provisional (1700), Utrecht (1713) e Berna (1900), com soluções diferentes a cada vez, ora optando-se pela condição de neutralidade, ora pela condição de separação.

Assinale a opção que identifica corretamente a condição do Tratado Provisional.

13 / 27

13 (2022 - FGV - SEAD-AP)
“O empreendimento econômico desenvolvido, a partir de 1967, pelo empresário norte-americano Daniel Keith Ludwig, estava localizado na confluência dos rios Jari e Amazonas, abrangendo terras do Pará e do Amapá. O projeto Jari foi planejado para funcionar como um complexo econômico de grandes dimensões, envolvendo atividades industriais, agrícolas e de extração mineral e vegetal”. Fonte: CPDOC – FGV. (Adaptado)

O projeto Jari pode ser caracterizado como

14 / 27

14 (2022 - FGV - SEAD-AP)
A compartimentação geomorfológica do Estado do Amapá possibilitou a caracterização e descrição do relevo com base na escala regional, como exibe o mapa a seguir.

Sobre as unidades de relevo do estado do Amapá, analise as afirmativas a seguir.

I. A unidade Colinas do Amapá é formada por rochas do embasamento cristalino, com formas de relevo onduladas e apresenta as maiores altitudes do estado.
II. A unidade Tabuleiros Costeizos é formada por rochas sedimentares, com formas de relevo plano ou suavemente ondulado e latossolos de baixa fertilidade.
III. A unidade Depósitos do Quaternário é formada por depósitos sedimentares recentes e corresponde às áreas baixas e planas situadas ao longo do litoral.

Está correto o que se afirma em

15 / 27

15 (2022 - FGV - SEAD-AP)
Sobre as características econômicas do estado do Amapá, assinale a afirmativa correta.

16 / 27

16 (2022 - FGV - SEAD-AP)
A posição em latitude do estado do Amapá marca suas condições naturais com grande vigor.

Sobre as características ambientais das regiões situadas próximas da linha equatorial assinale a afirmativa INCORRETA.

17 / 27

17 (2022 - FGV - SEAD-AP)
Sobre a criação do Território Federal do Amapá e seu contexto histórico, assinale a afirmativa INCORRETA.

18 / 27

18 (2022 - FGV - SEAD-AP)
A respeito das disputas sobre a fronteira franco-brasileira no século XIX, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Em 1809 a Guiana Francesa foi conquistada e anexada ao império luso pela Corte portuguesa que havia se transferido para a América, pressionada pela expansão napoleônica.
( ) Em 1817, após o Congresso de Viena, Caiena e Guiana voltaram a pertencer à França Restaurada e o limite entre as duas colônias foi representado pelo rio Oiapoque.
( ) Em 1897, na Suíça, ocorreu uma arbitragem internacional para resolver o litígio: o Território Contestado foi concedido ao Brasil e o Oiapoque foi reconhecido como fronteira.

As afirmativas são, respectivamente,

19 / 27

19 (2022 - FGV - SEAD-AP)
Sobre os regimes de uso da mão de obra no Amapá, nos séculos XVIII-XIX, é correto afirmar que

20 / 27

20 (2022 - IBFC - EBSERH)
O Amapá possui superfície territorial de 142.827,91 km². Sob as influências do encontro do estuário do rio Amazonas com o Atlântico ao leste e do platô das Guianas ao oeste, formou-se uma paisagem diversificada, com grande variedade de ecossistemas em dois padrões distintos de cobertura vegetal (FILOCREÃO, 2014).

Assinale a alternativa que permite caracterizar o tipo de cobertura vegetal predominante no Amapá, de forma correta.

21 / 27

21 (2022 - IBFC - EBSERH)
“O chamado ________, período de grande dinamismo econômico, mas de curta duração, atingiu a região amazônica entre 1840 e 1920 e trouxe resultados positivos para o território amapaense. Mobilizou e atraiu para a região um contingente populacional que avançou por toda a malha hidrográfica na busca do látex [...]” (FILOCREÃO, 2014).

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

22 / 27

22 (2022 - IBFC - EBSERH)
“A Constituição, promulgada em 5 de outubro de 1988, elevou o território do Amapá à categoria de Estado da Federação, sendo instalado em 1º de janeiro de 1991” (IBGE, 2022).

Assinale a categoria de divisão administrativa na qual o estado do Amapá estava enquadrado antes da promulgação da Constituição de 1988, de maneira correta.

23 / 27

23 (2022 - METRÓPOLE - Prefeitura de Pedra Branca do Amapari - AP)
Em 2017, o governador do Amapá, Waldez Góes, sancionou a lei que estabelece a data de 15 de maio como um feriado estadual em homenagem a um homem que esteve à frente das batalhas e integrou uma composição política denominada Triunvirato. Seu nome é:

24 / 27

24 (2022 - METRÓPOLE - Prefeitura de Pedra Branca do Amapari - AP)
Em relação ao Território Federal do Amapá, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Como um território juridicamente delimitado, é resultado do processo de desmembramento do Estado do Pará.
( ) Com a Constituição de 1988, que pôs fim a República com Territórios, é transformado em Estado.
( ) Criado mediante Projeto de Lei Complementar em agosto de 1981, pelo presidente João Batista Figueiredo.
( ) Contava com quatro municípios, Macapá, Mazagão, Santana e Amapá, sendo, esse último, decretado capital provisória
( ) Sua criação tinha como objetivo, proteger a fronteira setentrional do Brasil no cenário da Segunda Guerra Mundial.
( ) Possuía autonomia e prerrogativas de um estado, não subordinado às decisões do presidente da República.

A sequência correta de cima para baixo é:

25 / 27

25 (2021 - Quadrix - CAU-AP)
Analisando diversos aspectos da geografia e da história do estado do Amapá, julgue o item.

O Amapá integra o restrito grupo de unidades da Federação que ainda não fazem parte do Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica, consumindo energia gerada na Guiana Francesa.

26 / 27

26 (2021 - Quadrix - CAU-AP)
Analisando diversos aspectos da geografia e da história do estado do Amapá, julgue o item.

O Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque, importante área de conservação, apresenta uma característica ligada à segurança nacional, já que grande parte de seu território se situa em região de fronteira.

27 / 27

27 (2021 - Quadrix - CAU-AP)
Acerca dos diversos temas relacionados à realidade social, política, cultural e econômica do mundo contemporâneo e do estado do Amapá, julgue o item.

O Marabaixo, manifestação cultural de origem europeia, trazida pelos franceses, cujas festividades coincidem com as celebrações católicas da Semana Santa, é reconhecido como patrimônio imaterial amapaense.

Sua nota é

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo