Simulado de prova de Técnico de Enfermagem 2024 Conhecimentos Específicos
Simulado de prova de Técnico de Enfermagem 2024 Conhecimentos Específicos
01 (2024 - FURB - Prefeitura de Florianópolis - SC)
Considere as afirmativas relacionadas à integralidade das práticas em saúde na atenção primária apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) Consiste em práticas que olhem para a integralidade dos sujeitos e prezem pela fragmentação das ofertas em saúde, de forma a ordenar suas operações, sem restrição de acesso.
( )A integralidade está intimamente ligada aos princípios de universalidade e protagonismo dos sujeitos, expressos na Lei n.º 8.080/92, que versa sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).
( )A integralidade se refere à abordagem holística da saúde, considerando o indivíduo como um todo, além de suas necessidades físicas, mentais, sociais e espirituais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A) F − F − V.
B) F − V − F.
C) V − F − V.
D) V − V − F.
E) V − F − F.
02 (2024 - FURB - Prefeitura de Florianópolis - SC)
Qual das seguintes afirmações é correta sobre a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), conforme definições da Portaria n.º 2.446, de 11 de novembro de 2014?
A) A PNPS prioriza as abordagens biológica e clínica, sendo consideradas elementos fundamentais para a efetivação da promoção da saúde.
B) A PNPS ressalta a importância da participação social e dos movimentos populares no enfrentamento dos determinantes e condicionantes da saúde.
C) A PNPS prioriza ações individuais e personalizadas de promoção da saúde, articulando-se com outras políticas públicas.
D) Os temas transversais da PNPS focam na resolução imediata dos aspectos relacionados ao cuidado individual.
E) A PNPS se concentra na gestão dos serviços de saúde do SUS, abrangendo estratégias de produção de saúde, considerando a singularidade de cada indivíduo.
03 (2024 - FURB - Prefeitura de Florianópolis - SC)
Excesso de rastreamento, exames diagnósticos em pessoas assintomáticas e solicitação de exames complementares em demasia são exemplos de eventos que a prevenção _______ busca evitar.
Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:
A) terciária
B) primária
C) intervencionista
D) secundária
E) quaternária
04 (2024 - FURB - Prefeitura de Florianópolis - SC)
Analise a seguinte situação-problema:
Um município com limitações financeiras está com dificuldade de atender às demandas de saúde da população. Há uma falta de insumos essenciais e as equipes de saúde estão desfalcadas. A prestação eficaz de serviços de saúde à população e o acesso aos serviços de saúde, conforme previsto no artigo 196 da Constituição Federal, estão comprometidos.
Inicialmente, qual princípio do Sistema Único de Saúde não está sendo cumprido adequadamente?
A) Direção única.
B) Universalidade.
C) Descentralização.
D) Integralidade.
E) Equidade.
05 (2024 - FURB - Prefeitura de Florianópolis - SC)
A vacina BCG previne contra as formas graves da tuberculose (meníngea e miliar), é feita com o bacilo de Calmette-Guérin, que é uma forma enfraquecida da bactéria que causa a tuberculose, também contém glutamato de sódio e solução fisiológica (Ministério da Saúde, 2024). Em relação a essa vacina, assinale a alternativa que apresenta informações corretas:
A) Na rotina dos serviços do Sistema Único de Saúde, a vacina está disponível para crianças a partir do seu nascimento e para até os menores de 4 anos de idade.
B) Vacina BCG geralmente deixa uma cicatriz de até 1 cm de diâmetro no braço direito. Essa reação vacinal inclui o aparecimento de uma mancha vermelha que evolui para uma pequena vesícula/ferida que se transforma em uma cicatriz.
C) A vacina BCG, uma vez reconstituída, pode ser usada por um prazo máximo de 12 horas se mantida em temperatura adequada (+2°C a +8°C).
D) É recomendado pelo Ministério da Saúde que crianças que não apresentam cicatriz desta vacina sejam revacinadas.
E) Possíveis eventos adversos incluem úlceras grandes, gânglios ou abscessos na pele e disseminação do bacilo da vacina. Os gânglios ocorrem em cerca de 70% dos vacinados. Em caso de qualquer evento adverso, o serviço de vacinação deve notificar as autoridades de saúde e encaminhar o paciente para acompanhamento e tratamento adequados.
06 (2024 - FURB - Prefeitura de Florianópolis - SC)
É uma arbovirose cujo agente etiológico é transmitido pela picada de fêmeas infectadas do gênero Aedes. No Brasil, até o momento, o vetor envolvido na transmissão do vírus é o Aedes aegypti. O vírus foi introduzido no continente americano em 2013 e ocasionou uma importante epidemia em diversos países da América Central e ilhas do Caribe. No segundo semestre de 2014, o Brasil confirmou, por métodos laboratoriais, a presença da doença nos estados do Amapá e Bahia. Atualmente, todas os Estados registram transmissão desse arbovírus. No ano de 2023, ocorreu importante dispersão territorial do vírus no Brasil, principalmente para estados da Região Sudeste. Anteriormente, as maiores incidências observadas no Brasil, concentravam-se na região Nordeste. As principais características clínicas da infecção são edema e dor articular incapacitante. Também podem ocorrer manifestações extra articulares. Os casos graves podem demandar internação hospitalar e evoluir para óbito. O vírus também pode causar doença neuroinvasiva, que é caracterizada por agravos neurológicos, tais como: Encefalite, Mielite, Meningoencefalite, síndrome de Guillain-Barré, síndrome cerebelar, paresias, paralisias e neuropatias. Temos definido como caso suspeito: indivíduo que apresentar febre de início súbito, acompanhada de artralgia ou artrite intensa (dor nas articulações) de início agudo, não explicado por outras condições, residente em (ou que tenha visitado) áreas com transmissão até duas semanas antes de começar os sintomas ou que tenha vínculo epidemiológico com caso confirmado e como caso confirmado dessa doença, todo caso suspeito que foi confirmado por critério laboratorial ou clínico-epidemiológico. O caso confirmado por critério laboratorial é aquele que obteve resultado laboratorial positivo, por isolamento viral ou detecção de RNA viral por RT- PCR ou detecção de anticorpos IgM em uma única amostra de soro durante a fase aguda ou convalescente, demonstração de soro conversão entre as amostras na fase aguda (1a amostra) e convalescente (2a amostra) ou detecção de anticorpos IgG em amostras coletadas de pacientes na fase crônica da doença, com clínica sugestiva. O caso confirmado por critério clínico epidemiológico é aquele que atende à definição de caso suspeito e que tenha vínculo familiar ou espaço-temporal (vínculo epidemiológico) com caso confirmado laboratorialmente.
Ao encontro dessa temática, assinale a doença apresentada no excerto:
A) Chikungunya.
B) Mielite.
C) Leptospirose.
D) Dengue.
E) Febre amarela.
07 (2024 - FURB - Prefeitura de Florianópolis - SC)
A equipe de enfermagem é responsável pela administração dos medicamentos aos pacientes/usuários em todas as instituições de saúde. Fato é que tal atividade reveste-se de grande importância para profissionais e pessoas envolvidos, na medida em que é experiência cotidiana, de responsabilidade legal da equipe de enfermagem, e ocupa papel de destaque na função terapêutica a que o paciente/usuário está submetido. Portanto, é imprescindível que a equipe de enfermagem, durante a terapêutica medicamentosa, observe e avalie sistematicamente o paciente/usuário quanto a possíveis incompatibilidades farmacológicas, reações indesejadas, bem como interações medicamentosas, com o intuito de minimizar riscos. Considerando as diferentes vias de administração de medicamentos encontradas na literatura, assinale a alternativa correta:
A) A via inalatória utiliza gases como meio de transporte para medicamentos. Na sua maioria, os medicamentos assim administrados têm ação no sistema respiratório. Popularmente, essa via é conhecida por inalação. Durante a execução de sua técnica, o profissional de enfermagem deve se atentar na vazão do gás, que deve se manter entre 80 e 85 litros por minuto, ou conforme prescrição médica.
B) Para a administração do medicamento pela via epidural, o médico anestesista instala um cateter epidural por uma via percutânea no espaço epidural, que está localizado entre o ligamento avum e a duramáter, estendendo-se desde o forame magno até a membrana sacrococcígea. Esse espaço potencial é preenchido por veias epidurais, gordura e tecido areolar frouxo. Os medicamentos administrados por essa via devem ser soluções aquosas, neutras, isotônicas, rigorosamente estéreis. Devido à capacidade de absorver grandes volumes e à lentidão de movimento do LCR, as preparações injetadas devem apresentar pH e tonicidade próximos dos valores fisiológicos.
C) O espaço intrapleural está interposto entre a pleura visceral, que recobre a superfície dos pulmões, e a pleura parietal, que reveste a cavidade torácica. Esse espaço contém uma quantidade pequena de líquido pleural, para permitir o deslizamento suave das membranas pleurais durante a respiração. A administração de medicamentos por essa via está contraindicado nos casos de pneumotórax espontâneo; derrames pleurais; paciente em uso de quimioterápicos.
D) A via intraóssea possibilita a administração rápida de líquidos e medicamentos na medula óssea. Essa via de administração pode ser usada para lactentes, crianças ou adultos, quando não for possível estabelecer um acesso venoso de emergência, nos primeiros dois minutos após o atendimento inicial, no caso de parada cardiorrespiratória. Pode também ser utilizada para administrar-se anestesia regional durante o tratamento de distúrbios ortopédicos, nos quais não foi possível conseguir acesso venoso ou se tal fato for inexequível. Tem um índice elevado de sucesso e poucas complicações. Porém, não deve ser usada em pacientes com uma área infectada, em osso no qual o acesso intraósseo já tenha sido tentado, em osso com fratura exposta, em paciente com tumor ou com osteoporose. Os medicamentos ou líquidos podem ser infundidos por gravidade ou por bomba de infusão.
E) O medicamento administrado pela via intra-articular é liberado diretamente na cavidade sinovial de uma articulação para suprimir a in amação, atenuar a dor, ajudar a conservar a mobilidade articular, evitar contraturas e retardar a atro a muscular. Os medicamentos mais comumente assim administrados são corticoides, anestésicos e lubrificantes, sendo utilizados no tratamento de artrite e outras doenças articulares. Para que ocorra o efeito desses medicamentos, eles precisam ser absorvidos pelos tecidos ou pelas células. A via intra-articular é utilizada com cautela pelos médicos, devido ao risco de infecção e à dificuldade associada à aplicação pela articulação sinovial. O uso dessa via é indicado para pacientes com infecção articular, instabilidade ou fratura, infecção fúngica sistêmica, psoríase na região a ser injetada ou artroplastia total.
08 (2024 - FURB - Prefeitura de Florianópolis - SC)
Você é técnico de enfermagem e realiza a esterilização de materiais de uma Central de Esterilização de Materiais (CME) de um hospital geral. Durante o processo de esterilização, você identifica um erro no procedimento de um colega e precisa agir rapidamente para corrigi-lo. Isso posto, assinale a alternativa correta com a atitude e ação a ser desempenhada quando você percebe que seu colega está utilizando água da torneira para realizar a esterilização dos materiais:
A) você decide não intervir e aguarda que o erro seja corrigido por um supervisor, pois não cabe a você interferir na execução do trabalho de seu colega.
B) você sugere ao seu colega que consulte o manual de procedimentos de enfermagem da referida unidade para confirmar as etapas do processo de esterilização dos materiais.
C) você interrompe o colega imediatamente e explica que a água da torneira não é adequada para a esterilização dos materiais, pois pode conter organismos contaminantes.
D) você identifica que essa ação está errada, mas não intervém e comporta-se como se a ação estivesse adequada.
E) você decide não interferir, pois a água da torneira é segura para esse fim, visto que o processo de esterilização por si só já elimina os microrganismos.
09 (2024 - FURB - Prefeitura de Florianópolis - SC)
Sabe-se que o registro das informações de saúde de um usuário/paciente em prontuário é uma ação importante, tem fundamentação científica e é regulamentada pela legislação, além de ser um direito do usuário/paciente e também um dever de todo profissional. Considerando esse tema, assinale a alternativa que apresenta a principal finalidade do registro de enfermagem em um prontuário:
A) Auxiliar no controle de infecção hospitalar.
B) Proteger legalmente a instituição de saúde.
C) Facilitar o trabalho da equipe multidisciplinar.
D) Garantir a segurança do paciente e a continuidade do cuidado.
E) Assegurar a privacidade dos dados do paciente.
10 (2024 - FURB - Prefeitura de Florianópolis - SC)
Ao administrar qualquer medicamento, o profissional da enfermagem tem como objetivo primordial alcançar os efeitos terapêuticos desejados, provocando o mínimo de efeitos colaterais. Os medicamentos são administrados por diversas vias, fato que influencia sua absorção. Ao encontro disso, a absorção é a passagem do fármaco do local onde foi administrado para a corrente sanguínea. Em relação a esse tema, analise as afirmações a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) A via intramuscular é uma via de administração de medicamentos parenterais utilizada para medicamentos que necessitam de absorção rápida.
( ) A via intravenosa é a mais rápida das vias parenterais, sendo utilizada para administrar medicamentos que necessitam de ação imediata.
( ) A via subcutânea é uma via de administração de medicamentos parenterais utilizada para medicamentos que necessitam de absorção lenta e gradual.
( ) A via intradérmica é uma via de administração de medicamentos parenterais utilizada para administrar vacinas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A) F − V − V − F.
B) V − F − F − V.
C) V − V − F − F.
D) F − F − V − V.
E) F − V − V − V.
GABARITO
01: A
02: B
03: E
04: B
05: B
06: A
07: D
08: C
09: D
10: E
Comentários
Postar um comentário